terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Onde eu nasci,minha historia ate os 6 anos seattle

(seus desejos gritando alto no começo,depois chorando, se a primeira técnica não funcionar.
trecho de um relato feito pela minha tia quando eu tinha quinze meses
de vida).
Eu nasci no dia 20 de fevereiro de 1967, num hospital em uma
colina que dá vista para Aberdeen, estado de Washington. Meus pais moravam na vizinha Hoquiam, mas era adequado que Aberdeen ficasse como local de nascimento
eu passaria três quartos de minha existência no raio de dezesseis
quilômetros do hospital e estaria para sempre ligado profundamente a esta
paisagem. Quem quer que olhasse do Hospital Comunitário Grays Harbor naquela segunda-feira chuvosa teria visto uma terra de beleza rude, onde florestas,montanhas, rios e um oceano poderoso se curzavam numa vista magnifica.
Montes arborizados circundavam a interseção de três rios que desembocavam no oceano pacífico não muito distante dali. No cento de tudo isto estava aberdeen,
a maior cidade no condado de Grays Harbor, com uma populaçao de 19 mil
habitantes(na epoca). imediatamente a oeste ficava a menor Hoquiam, onde meus pais, Don e Wendy, moravam em um minúsculo bangalô.
E ao sul, depois do rio Chehalis, ficava Cosmopolis, de onde era a familia de minha mãe, os Fradenburg. Num dia sem chuva-raro na região que recebia uma precipitação de mais de duzentos centimetros cúbicos de agua por ano -podia-se ver os quase quinze quilômetros até Montesano, onde crescera Leland, avo
. Era um mundo bem pequeno, com tão poucos graus de separação que
acabaria se tornando o mais famoso produtor de Aberdeen.
A vista do Hospital de três Andares Era dominado pelo sexto porto de maior
movimento na Costa Oeste. havia tantas peças de madeira flutuando no Chehalis que dava para utiliza-la para atravessar os mais três quilõmetros da foz. A leste ficava o centro de Aberdeen, onde os comerciantes se queixavam de que o barulho constante dos caminhões de madeira espantava os clientes. Era uma cidade que trabalhava e esse trabalho dependia quase totalmente da transformação
comercial dos pinheiros das colinas circundantes. Aberdeen abrigava 37
estabelecimentos madereiros diferentes,desde simples serrarias até usinas de produção e polpa- suas chaminés chegavam a fazer parecer pequeno o prédio mais alto da cidade, que tinha apenas sete andares. logo abaixo do hospital na colina
ficava a gigantesca chaminé da Usina Rayonier, a maior torre de todas, que se elevava a mais de 45 metros de altura e vomitava uma interminável nuvem celestial de efluentes de polpa de madeira.
Porém, enquanto Aberdeen zumbia em movimento na época do meu nascimento ... sua
economia estava lentamente se encolhendo. o condado era um dos poucos no estado com uma população em declínio, já que os desempregados iam tentar a sorte em outros lugares. a indústria madereira começara a sofrer as consequências da competição estrangeira e da superexploração florestal. A paisagem já mostrava sinais claros desse desgaste: havia faixas de floresta derrubadas nos arredores
da cidade, agora simplesmente um lembrete dos primeiros colonos que haviam "tentado cortar tudo", como diz o titulo de um livro sobre a historia local. o desemprego cobrava da comunidade um preço social mais pesado, na forma de aumento do alcoolismo, violência domestica e suicidio. havia 27 bares em 1970 e alguma coisa.. e o centro da cidade incluia muitos prédios abandonados, alguns dos quais haviam sido bordéis antes de serem fechados no final dos anos 70. A cidade tinha
tamanhamá fama pelos prostíbulos que, em 1970, a revista look a chamou de "um
dos pontos quentes na batalha americana contra o pecado".
No entando, o malogro urbano do centro de Aberdeen era compensado por
uma comunidade social de vínculos estreitos onde vizinhos ajudavam vizinhos, páis se envolviam nas escolas e os laços familiares permaneciam fortes entre uma população diversificada de imigrantes. As igrejas somavam maior numero que os bares e eram lugares onde, como muitas cidade pequenas americanas de meados dos anos 70,as crianças de bicicletá tinham rédeas soltas em seus bairros.A cidade
inteira se tornaria o meu quintal em minha infância.
Como a maioria dos primogênitos, o meu nascimento foi celebrado tanto por meus pais como por toda a familia. Eu tinha seis tias e tios pelo lado da mãe,e dois tios pelo lado do pai e era o primeiro neto de ambas as familias.
Eram familias grandes, e, Quando a minha mãe foi imprimir os anúncios do meu nascimento, gastou cinquenta deles só para os parentes mais próximos.Uma linha na coluna de nascimetos do Aberdeen Daily Word no dia 23 de fevereiro registrava
a minha chegada para o resto do mundo:"Para o sr. e sra. Donald Cobain,
avenida Aberdeen, 2830, Hoquiam, dia 20 de fevereiro, no Hospital Comunitário,um filho".
Eu pesava três quilos e quatrocentos gramas quando nasci e meu cabelo e a cor de pele eram escuros. Dentro de cinco meses,seu cabelo de bebê se tornaria louro e meu tom de pele passaria a ser claro. A familia de meu pai tinha ráizes
francesas e irlandesas-haviam imigrado de Skey Townland em Country Tyrone, irlanda, em 1875- e eu herdei seu Queixo anguloso desse lado da familia, dos Fradenburg do lado de minha mãe- que eramalemães,irlandeses e ingleses-,eu ganhei bochechas rosadas e cachos louros. mas meu traço mais marcante era,de
longe,meus notáveis olhos azul-celeste; até as enfermeiras no hospital
comentavam sobre a beleza de meus olhos.

Aos 21 anos de idade, o meu pai Don, trabalhava como mecânico no posto de serviços da chevron em Hoquiam. Don era bonitão e forte, mas, com seu corte de cabelo curto e penteado para
o lado e seus óculos estilo Buddy Holly tinha um certo ar ridiculo. Aos 19 anos, Wendy, a minha mãe, ao contrario, era uma beleza clássica que parecia e se vestia um pouco como Marcia Brady.
O meus pais haviam se conhecido no colegial, onde Wendy tinha o apelido de "Brisa". No Mês de junho do ano anterior, poucas semanas depois da sua formatura no colegial, minha mãe engravidou , Meu pai pediu emprestado emprestado o sedan de seu pai (meu avo)e
inventou uma desculpa para que os dois pudessem viajar até Idaho, e se casar sem o consentimento dos pais.
Na época do meu nascimento , o jovem casal (meus pais) estava morando em uma casa minúscula no quintal de outra casa em Hoquiam. Don trabalhava até tarde no posto de serviços enquanto Wendy cuidava de mim bebê. Eu dormia num moisés branco de vime com um anteparo amarelo brilhante no alto. O dinheiro era curto, mas, poucas semanas depois do meu nascimento,eles conseguiram poupar o bastante para
deixar a minúscula casa e se mudar para uma maior na avenida Aberdeen, 2830. "o
aluguel", contou meu pai, "era de apenas cinco dólares a mais por mês,mas, naquele tempo,cinco dólares era um bocado de dinheiro."
Se houve um presságio de problemas em casa, este começou em torno das finanças. Embora Don tivesse sido designado como o "principal" na chevron no início de 1968, seu sálario era de apenas 6 mil dólares anuais.A maioria de seus vizinho e amigos trabalhava na indústria madeireira, onde os empregos eram fisicamente exigentes-uma pesquisa descrevia a profissão como "mais mortal do que a guerra"-
mas com retornos salariais maiores.Minha familia procurava as dura sobrevivencia apenas para se manter
no orçamento, ebora, quando se tratava de mim, procurassem garantir que eu estivesse bem-vestido e até pagavam profissionais para fazerem fotos minhas. Em uma série de retratos desta época, Eu estáva trajando camisa branca,gravata preta e ternos cinza,parecendo O Pequeno Lorde- eu ainda tinha as bochechas gordas e roliças de bebê.Em outra, eu visto colete e paletó azuis e um chapéu mais adequando a Phillip Marlowe do que a um menino de um ano e meio.
Em maio de 1968, quando eu estava com quinze meses de vida,Mari a irmã de catorze anos de minha mãe, escreveu um trabalho sobre seu sobrinho para o seu curso de economia doméstica. "Sua mãe cuida dele a maior parte do tempo", escreveu
mari "[Ela] demonstra seu afeto carregando-o, fazendo elogios quando eu
merecia e participando em muitas de suas atividades.
a conhecer meus desejos gritando alto no começo,depois chorando, se a
primeira tecnica não funcionar." mari registro que a brincadeira favorita dele
era um adulto se esconder e aparecer repetidamente, meu primeiro dente nasceu ..

CONTINUA

Nenhum comentário: